Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: Janeiro 2014

sábado, janeiro 25, 2014

Nike+ 800 Corridas

Em janeiro de 2014 completei  800 corridas utilizando o sistema Nike+, quando descobri o sistema, em agosto de 2007 ( época na qual era praticamente inexistente relógios com GPS ) me apaixonei de cara, afinal, era fantástico receber feedback do seu treino no mesmo fone do qual você escutava suas músicas (Nike+Ipod).



Encontrei ali o estímulo que precisava para de fato iniciar e engrenar na corrida ( e de fato deu certo, esse ano serão 7 anos de corrida ), afinal o site/comunidade Nike+ era inovador e perfeito, você registra seu histórico, compara sua evolução e ainda desafiava outros participantes em desafios individuais ou entre equipes, possibilitou até alguns “ Torneios Virtuais “ aqui no blog ( Desafio 90 dias e uma Liga entre Equipes, hoje infelizmente via site não é mais possível os desafios, eu inclusive tinha diversas propostas de melhorias para suas funcionalidades mas...


Tela do Desafio na antiga versão do Nike+

Enfim, essas 800 corridas foram realizadas 90% usando Nike+Ipod e 10% utilizando o SportWatch que eu achava perfeito mas cujo defeito de projeto o inutilizou em menos de 6 meses de uso.
Hoje minha rotina de treino parece até meio louca, pois uso o Polar RC3 GPS e guardado no bolso o Ipod Nano com o Nike+ apenas para continuar registrando meu histórico que está la desde 2007 conforme citado acima.

Apesar da chatice de ter que carregar o Ipod Nano (afinal, utilizo o Polar), dos problemas no site, dos problemas do SportWatch sou extremamente grato ao sistema Nike+, sem ele talvez eu nunca teria iniciado isso tudo, participando de tantas provas, obrigado Nike+ !!


segunda-feira, janeiro 20, 2014

Polar Loop

O “Loop” é uma pulseira ajustável e muito confortável para ser usada durante todo o dia: você determina a sua meta e o monitor lhe ajuda a chegar lá. O Loop vai mostrar quanto tempo você permaneceu sem atividade durante o dia, e pode lhe alertar quando está sentado por muito tempo; conta também quantos passos você deu durante o dia.
Além de ser à prova d’água, o Loop é compatível com Bluetooth e tem memoria de até 12 dias.
Seu uso é uma forma inteligente de monitorar suas atividades diárias, controlar a queima de calorias e é um ótimo motivador.
Confira abaixo mais informações ( e sim, é bem similar ao Nike Fuel )



TORNAR-SE ATIVO NUNCA FOI TÃO FÁCIL E DIVERTIDO!

        O Polar Loop mantém o controle de todas as suas atividades, cada passo e cada salto ao longo do dia e te mostra o que é bom para você.
Ele vai te mostrar quando você tiver realizado a atividade de forma suficiente e vai ajudá-lo a mover-se caso falte pouco para completar seu exercício de atividade diário.
Suba escadas. Surfe. Pule. Corra. Junto com o serviço de web e o aplicativo móvel Polar Flow, o Polar Loop é a solução perfeita para você se manter ativo.

Acompanhamento diário da sua atividade
TO GO indica opções de atividade e o tempo que precisa realizá-las de acordo com o nível de intensidade (baixa, média ou alta). Você tem um único objetivo, mas distintas formas de consegui-lo.
CALS indica as calorias queimadas medidas como quilocalorias.
STEP indica os passos que foram dados. A quantidade e o tipo de movimentos são registrados e transferem o número de passos estimados. Uma recomendação básica é conseguir dar 10 mil passos ou mais por dia.

   Junto com o serviço de web e o aplicativo móvel Polar Flow, o Polar Loop é a solução perfeita para você se manter ativo.

     
O Loop é resistente à água em uma profundidade de até 20 metros. Você pode usá-lo durante o banho e natação.


 Conjunto:
Dispositivo de Monitoramento de Atividade Polar Loop, serviço de web Polar Flow e aplicativo móvel Polar Flow.




Função EnergyPointer:
Irá indicar durante sua sessão de treinamento se o efeito principal é queimar gordura ou melhorar a forma física.



quinta-feira, janeiro 09, 2014

#DesafioAbaixoDos90

Nada relacionado a promessas de virada de ano ou coisas do tipo, apenas uma tentativa de recuperar ritmo e qualidade lancei o “Desafio 2014 abaixo de 90“.

Comecei a correr efetivamente em 2007, mesmo assim sempre fiz musculação mantendo um bom nível de massa muscular, mesmo sabendo que isso bate de frente ao bom ritmo de corrida, afinal massa muscular pesa mas no meu caso mesmo com corrida eu não “ queimo massa “ e como gosto de ambos assim vou mantendo.

Em 2008, para corridas de 10 km meu ritmo era pouco abaixo dos 5’ por km e em 2009 assim o fiz para as 10 milhas e pouco abaixo de 5’30” para os 21 entre 2008 e 2011 ( oscilando ).

Em 2012 não deu tanta enfase aos treinos de corrida e continuei comendo igual um ogro, 6 pedaços de pizza, finais de semana com litros e litros de cerveja ( isso não pretendo eliminar, apenas reduzir a um dia ), e o ritmo caiu, as quebras passaram a ser mais constantes mas nunca deixei de treinar, mesmo sendo um treino leve.

Mas junto com o ritmo o peso também subiu, em 2009 quando fiz minha primeira meia eu estava com 88 Kg ( peso este que julgo o ideal para meu biotipo e estilo de treino : Ferro + Corrida ) e virei 2013 para 2014 com 98 Kg, t udo bem que aumentou minha massa muscular mas a barriga também cresceu.

Sendo assim, nada mais estimulante para recuperar o ritmo de outrora com um desafio de redução de peso.
Inicialmente, baixei o App Myfitnesspal que ajuda você a controlar ( mesmo que aproximadamente ) a quantidade de calorias ingeridas diariamente, comparando real X meta, passei a anotar diariamente meu peso toda manhã e voltar a fazer uma periodização do treino de corrida.



Em termos de alimentação, deixei de pegar 3 conchas de arroz para uma concha, diminui a quantidade de carne de soja ( mas sempre atento a quantidade de proteína diária ).

Sendo assim o quadro inicial do momento é :
Data 07/01 – 96,5 Kg ( peso mais baixo influenciado por um domingo de vomitos e diarréia );
Data 08/01 – 97,2 ( Intestino normalizado e dois dias de controle de alimentação );
Data 09/01 – 96,7 ( 3 dias de controle de alimentação ).

Postarei mensalmente os resultados do desafio, se o mesmo prosseguirá ou será interrompido por alguma coisa não sei mas a idéia é essa.

Até a próxima.
#Desafio2014abaixode90

segunda-feira, janeiro 06, 2014

Resumo 2013

 Curioso avaliar como 2013 foi um ano relativamente vão em termos de corrida para mim, ainda mais se comparado a 2012, não somente em quantidade de km rodados como também em ritmo.
Fiz apenas uma prova e os treinos quando pareciam engrenar esbarravam em alguma coisa que o emperrava.


( Resumo 2013 - Nike+)

Experimentei quebras em treinos ( seja pelo sol, seja alguma dor inesperada ), dificuldade com agenda mas a verdade é que apesar disso tudo, não vou enxergar como um motor perdendo a força e sim que ao menos não deixei a peteca cair.
Difícil fazer um prognóstico do ano mas obviamente meu objetivo é duplicar a quantidade de km rodado e voltar a rodar 10 km abaixo de 5min km e 21 abaixo de 5:20 .
O mais curioso é olhar a imagem abaixo e constatar que a maioria das minhas corridas foram em esteira, coisa que eu odiava quando comecei a correr.
( Resumo 2013 - Nike+)

Foi o ano também que o meu Nike SportWatch quebrou por uma falha no projeto deles que permitia infiltração de suor e oxidou o produto, voltei ao Polar usando o ótimo RC3 GPS.

Óbvio que para 2014 espero dobrar esses números, recuperar ritmo, voltar a correr mais provas, enfim, vamos ver !
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