Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: 2014

quinta-feira, setembro 25, 2014

Review Pulseira UP by Jawbone

Como bom entusiasta de tecnologia esportiva, não nego que na minha cabeça sonharia que fosse tudo integrado a um gadget apenas ( relógio GPS com monitor cardíaco, UP etc ) mas ainda não é a realidade embora este cenário esteja próximo.

Em termos de conforto não sinto a jawbone me atrapalhar nem para dormir nem para digitar, ao meu pulso ela se adaptou muito bem.

A grande sacada é o aplicativo, ele é quem faz tudo, porém para usar o APP você necessita da pulseira, a pulseira em si nada mais é do que um pequeno sensor de movimentos com alguns mecanismos juntos ( entre eles algum tipo de relógio e sensores vibratórios ).

O que mais me atraia era a possibilidade de monitorar meu sono que eu sempre soube ser ruim e o gráfico de fato mostra que dificilmente passo de 3:20 de sono profundo e isso ainda alcançado com intervalos mas o sono leve eu acredito que tenha alguns "GAP´s" no sensor mas seria algo aceitável para uma simples pulseira.



O monitoramento de passos é interessante mas acho estranho na manhã quando apenas levanto para a cozinha, banheiro e garagem ele registre tantos passos mas enfim ele se mostrou mais preciso que um APP que usava no celular.

Bem, sincronizando duas vezes ao dia como é o recomendado o APP vai aprendendo sobre seus hábitos e lhe passando dicas e conselhor,mas para que a proposta da pulseira seja completa é necessário preencher as informações nutricionais e esportivas com afinco no APP, para isso você pode usar ou o próprio APP ou o de terceiros como o MyFitnessPal ( meu preferido ) mas eu sempre fico na dúvida das informações calóricas que aparecem quando ocorre a integração, as vezes me da impressão que duplica as informações ou que mistura com outras.

Ao usar o próprio APP para registrar calorias você encontra algumas limitações, cardápio bem mais limitado em relação ao MFP, a opção de tirar foto das refeições se mostra útil apenas para ilustrar a timeline e não para realizar um scanner de possíveis informações nutricionais, enfim...

Você também pode marcar manualmente atividades físicas ( musculação, corrida etc ) ou também usar o APP de terceiros ( RunKeeper ).
Ele integra as informações e tenta fazer uma adaptação dos passos registrados naquele período com os que realmente seriam durante esse tipo de atividade e o que foi registrado na pulseira, acredito que nesse momento o APP se perde um pouco.



 Ainda não utilizei as funcionalidades de cronometro e a “ soneca energizante ( consiste em você dormir e a pulseira vibra para te acordar no ciclo correto de sono)“.

No geral para quem curte essa idéia de se monitorar a coisa é realmente legal.

Para quem usa IOS, existe um segundo APP da Jawbone chamado UP Coffe que estuda os efeitos da cafeína no seu corpo, para tanto você deve registrar todos os cafés que toma, nos horários corretos, sincronizar a pulseira para passar as informações de sono e com isso o APP vai traçando os efeitos que a cafeína tem na sua vida.

Eu curti e recomendo !

quarta-feira, setembro 10, 2014

Pulseira UP by Jawbone

As coisas inúteis que se tornam imprescindíveis, as coisas fúteis que contribuem para um bem maior, esta é a vida dos gadgets e hoje em dia estamos falando de vários, relógios inteligentes, fuel band etc.

Hoje vou falar de minha nova aquisição inútil mas que como as demais vão me ajudar a um bem maior.

Mas você pode questionar : “ Oras Richard, chamas isso de inútil mas no final das contas isso te ajuda a obter diversos ganhos ! “ e eu lhe responderei, sim, concordo mas é necessário tanta grana e tecnologia para realizarmos coisas que poderíamos muito bem fazer sem ? Eu mesmo entrei no mundo da corrida em 2007 devido ao Nike+ por me sentir sempre desafiado e por não suportar ver eventuais espaços em brancos no diário da página da Nike, sendo assim por uma coisa besta eu me forçava a treinar, sendo assim já que as coisas não acontecem pela naturalidade delas que as inutilidades nos ajudem a fazer o bem por nós mesmo  tais quais as leis existem para forçar nós, ignorantes, a fazer o certo.

Chega de devaneios e vamos ao objetivo do post, comprei a pulseira sensor Jawbone UP, uma pulseira ligeiramente diferente da Nike Fuel Band e demais smarts, pois além de contar e controlar seus passos, alimentação (com ajuda de app’s terceiros ) ela também monitora a qualidade e quantidade do seu sono ( deveras interessante ver quantas horas você entra em sono profundo ou sono leve ).

É um preciosismo mas no fim das contas é um utilitário bem legal.

Segue abaixo algumas das funcionalidades da pulseira :

  • Medir o sono – Ele captura informações granulares do sono, como o tempo de sono sono leve ou pesado e quantas vezes o usuário acordou durante o sono;
  • Alimentação – É preciso adicionar manualmente o que você come. Há uma base de dados com informações nutricionais e das calorias. É possível ler até informações nutricionais das embalagens;
  • Ânimo (Mood) – Você define diariamente como se sente (Incrível, Empolgado, Disposto, Bem, Desanimado, Exausto e Totalmente Esgotado). Estas definições ajudam a descobrir se sua dieta ou a prática de exercícios afeta seu humor;
  • Goals – Objetivos de sono e exercícios definidos pelo usuário. O padrão é definido pela National Sleep Foundation (8 horas) e World Health Organization (10 mil passos);
  • Alarmes e Alertas – É possível configurar alertas de ociosidade e alertas em horários específicos. É ótimo para quem tem sono pesado e para não esquecer dos compromissos com a saúde;
  • Team – Permite você compartilhar resultados com amigos que possuam a mesma pulseira. Você pode adicioná-los ou procurar por localização. É possível ainda compartilhar resultados de exercícios via Facebook e Twitter;
Além disso, algo interessante é a possibilidade de estender os recursos da Jawbone Up por meio de aplicativos de terceiros (e incluir na timeline do app). Os compatíveis são: o Withings, Runkeeper, MapMyFitness, MyFitnessPal, IFTTT, LoseIt!, Wello, Notch.me, Maxwell Health, Sleepio, GymPact, e Tictrac. Como a API do acessório é aberta, existem sites de terceiros que podem acessar suas informações. Entretanto, é preciso criar uma conta no site oficial e baixar o aplicativo: Jawbone Updater.




quinta-feira, maio 22, 2014

Novo Polar V800

Todos os anos, a cidade norte-americana de Las Vegas torna-se sede de uma nova edição da Consumer Electronics Show - CES, a maior feira de eletrônica e tecnologia do mundo.

Aproveitando esta última edição, a marca finlandesa Polar apresenta ao mundo seu novo modelo V800, o dispositivo mais avançado já fabricado na historia deste fabricante.

O novo Polar V800 chega ao mercado na forma de um relógio esportivo multidisciplinar, com GPS integrado e tecnologia de comunicação sem fio Bluetooth, capaz de suportar múltiplos perfis de configuração esportiva em um único aparelho.

Com data de lançamento prevista para o primeiro semestre de 2014, o novo Polar V800 oferece a possibilidade de monitorar todo os dados de importância nos exercícios físicos, tais como ritmo cardíaco, cadência e distância percorrida, além de dados técnicos relacionados, como altitude, temperatura e inclinação do terreno.

O dispositivo permite a inclusão de diferentes perfis esportivos, permitindo assim controlar os treinamentos nos mínimos detalhes. Especialmente indicado para atletas que praticam mais de uma modalidade esportiva, como por exemplo os praticantes de triatlo, o novo Polar V800 chega ao mercado com o aval do triatleta Frederik Van Lierde, atual campeão do mundo de uma das provas mais difíceis da atualidade, o Ironman.

Entre as funcionalidades do novo Polar V800, destacam-se: Peso de 79 gramas. Espessura de 12.7 milímetros. Display Gorilla Glass® com resolução de 128 x 128 píxels. Resistente a água até 30 metros. Alertas acústicos e por vibração. Conectividade Bluetooth e tecnologia GPS. Diferentes perfis esportivos com transição de tempo em treinamentos multidisciplinares. Texto de 13 idiomas. Bateria recarregável com autonomia de 14 horas de treinamento, 50 horas de treinamento em modo GPS de baixa potência e 30 dias de autonomia no modo relógio. De acordo com a Polar, o lançamento do novo V800 está previsto para o mês de abril de 2014, com o preço recomendado nos Estados Unidos de 450 dólares (500 dólares com o sensor cardíaco).

 

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Circuito Sol 2014

O Circuito Sol é uma variante do Circuito das Estações, muda alguns pequenos pontos do percurso mas é quase idêntico.




Neste ano de 2014 o Sol que empresta seu nome ao evento fez questão de aparecer e fazer nossa vida mais complicada, na Avenida Pacaembu o relógio anotava 32 graus as 9:00.

Como já é sabido embora seja somente 10 KMs é um percurso desafiador, com subidas e descidas e o minhocão não da trégua.

Foi interessante fazer essa prova dois anos após a última vez em que a fiz, fazia um ano que não participava de prova nenhuma e ela cumpre com seu propósito de iniciar o ano e dar aquele empurrão na preguiça.

Óbvio que passei bem longe dos meus melhores tempos nos 10 Ks mas deu pra se divertir e sofrer.









Conforme eu disse em um post anterior no qual eu contestava o marketing em torno da endorfina, como afirmação daquele post eu ouso afirmar que nesta prova mais uma vez eu comprovei a teoria ali exposta e posso acrescentar ainda mais: ao levar nosso corpo para o desconforto, podemos sentir que estamos vivos e o prazer que sentimos ao cruzar a linha de chegada nada mais é do que encerrar o desconforto e voltar ao estado normal do organismo e neste momento valorizamos o tal estado normal, coisa da qual esquecemos no dia a dia e por isso não damos valor, logo, podemos sentir a vivacidade neste ponto do qual valorizamos o estado normal do organismo.




Para finalizar esta postagem vou repetir algo que li no Twitter e se encaixa perfeitamente  ao meu perfil : " Eat. Sleep. Run. Work. Rinse and repeat. I work in human resources but i'm far from human ".


sábado, janeiro 25, 2014

Nike+ 800 Corridas

Em janeiro de 2014 completei  800 corridas utilizando o sistema Nike+, quando descobri o sistema, em agosto de 2007 ( época na qual era praticamente inexistente relógios com GPS ) me apaixonei de cara, afinal, era fantástico receber feedback do seu treino no mesmo fone do qual você escutava suas músicas (Nike+Ipod).



Encontrei ali o estímulo que precisava para de fato iniciar e engrenar na corrida ( e de fato deu certo, esse ano serão 7 anos de corrida ), afinal o site/comunidade Nike+ era inovador e perfeito, você registra seu histórico, compara sua evolução e ainda desafiava outros participantes em desafios individuais ou entre equipes, possibilitou até alguns “ Torneios Virtuais “ aqui no blog ( Desafio 90 dias e uma Liga entre Equipes, hoje infelizmente via site não é mais possível os desafios, eu inclusive tinha diversas propostas de melhorias para suas funcionalidades mas...


Tela do Desafio na antiga versão do Nike+

Enfim, essas 800 corridas foram realizadas 90% usando Nike+Ipod e 10% utilizando o SportWatch que eu achava perfeito mas cujo defeito de projeto o inutilizou em menos de 6 meses de uso.
Hoje minha rotina de treino parece até meio louca, pois uso o Polar RC3 GPS e guardado no bolso o Ipod Nano com o Nike+ apenas para continuar registrando meu histórico que está la desde 2007 conforme citado acima.

Apesar da chatice de ter que carregar o Ipod Nano (afinal, utilizo o Polar), dos problemas no site, dos problemas do SportWatch sou extremamente grato ao sistema Nike+, sem ele talvez eu nunca teria iniciado isso tudo, participando de tantas provas, obrigado Nike+ !!


segunda-feira, janeiro 20, 2014

Polar Loop

O “Loop” é uma pulseira ajustável e muito confortável para ser usada durante todo o dia: você determina a sua meta e o monitor lhe ajuda a chegar lá. O Loop vai mostrar quanto tempo você permaneceu sem atividade durante o dia, e pode lhe alertar quando está sentado por muito tempo; conta também quantos passos você deu durante o dia.
Além de ser à prova d’água, o Loop é compatível com Bluetooth e tem memoria de até 12 dias.
Seu uso é uma forma inteligente de monitorar suas atividades diárias, controlar a queima de calorias e é um ótimo motivador.
Confira abaixo mais informações ( e sim, é bem similar ao Nike Fuel )



TORNAR-SE ATIVO NUNCA FOI TÃO FÁCIL E DIVERTIDO!

        O Polar Loop mantém o controle de todas as suas atividades, cada passo e cada salto ao longo do dia e te mostra o que é bom para você.
Ele vai te mostrar quando você tiver realizado a atividade de forma suficiente e vai ajudá-lo a mover-se caso falte pouco para completar seu exercício de atividade diário.
Suba escadas. Surfe. Pule. Corra. Junto com o serviço de web e o aplicativo móvel Polar Flow, o Polar Loop é a solução perfeita para você se manter ativo.

Acompanhamento diário da sua atividade
TO GO indica opções de atividade e o tempo que precisa realizá-las de acordo com o nível de intensidade (baixa, média ou alta). Você tem um único objetivo, mas distintas formas de consegui-lo.
CALS indica as calorias queimadas medidas como quilocalorias.
STEP indica os passos que foram dados. A quantidade e o tipo de movimentos são registrados e transferem o número de passos estimados. Uma recomendação básica é conseguir dar 10 mil passos ou mais por dia.

   Junto com o serviço de web e o aplicativo móvel Polar Flow, o Polar Loop é a solução perfeita para você se manter ativo.

     
O Loop é resistente à água em uma profundidade de até 20 metros. Você pode usá-lo durante o banho e natação.


 Conjunto:
Dispositivo de Monitoramento de Atividade Polar Loop, serviço de web Polar Flow e aplicativo móvel Polar Flow.




Função EnergyPointer:
Irá indicar durante sua sessão de treinamento se o efeito principal é queimar gordura ou melhorar a forma física.



quinta-feira, janeiro 09, 2014

#DesafioAbaixoDos90

Nada relacionado a promessas de virada de ano ou coisas do tipo, apenas uma tentativa de recuperar ritmo e qualidade lancei o “Desafio 2014 abaixo de 90“.

Comecei a correr efetivamente em 2007, mesmo assim sempre fiz musculação mantendo um bom nível de massa muscular, mesmo sabendo que isso bate de frente ao bom ritmo de corrida, afinal massa muscular pesa mas no meu caso mesmo com corrida eu não “ queimo massa “ e como gosto de ambos assim vou mantendo.

Em 2008, para corridas de 10 km meu ritmo era pouco abaixo dos 5’ por km e em 2009 assim o fiz para as 10 milhas e pouco abaixo de 5’30” para os 21 entre 2008 e 2011 ( oscilando ).

Em 2012 não deu tanta enfase aos treinos de corrida e continuei comendo igual um ogro, 6 pedaços de pizza, finais de semana com litros e litros de cerveja ( isso não pretendo eliminar, apenas reduzir a um dia ), e o ritmo caiu, as quebras passaram a ser mais constantes mas nunca deixei de treinar, mesmo sendo um treino leve.

Mas junto com o ritmo o peso também subiu, em 2009 quando fiz minha primeira meia eu estava com 88 Kg ( peso este que julgo o ideal para meu biotipo e estilo de treino : Ferro + Corrida ) e virei 2013 para 2014 com 98 Kg, t udo bem que aumentou minha massa muscular mas a barriga também cresceu.

Sendo assim, nada mais estimulante para recuperar o ritmo de outrora com um desafio de redução de peso.
Inicialmente, baixei o App Myfitnesspal que ajuda você a controlar ( mesmo que aproximadamente ) a quantidade de calorias ingeridas diariamente, comparando real X meta, passei a anotar diariamente meu peso toda manhã e voltar a fazer uma periodização do treino de corrida.



Em termos de alimentação, deixei de pegar 3 conchas de arroz para uma concha, diminui a quantidade de carne de soja ( mas sempre atento a quantidade de proteína diária ).

Sendo assim o quadro inicial do momento é :
Data 07/01 – 96,5 Kg ( peso mais baixo influenciado por um domingo de vomitos e diarréia );
Data 08/01 – 97,2 ( Intestino normalizado e dois dias de controle de alimentação );
Data 09/01 – 96,7 ( 3 dias de controle de alimentação ).

Postarei mensalmente os resultados do desafio, se o mesmo prosseguirá ou será interrompido por alguma coisa não sei mas a idéia é essa.

Até a próxima.
#Desafio2014abaixode90

segunda-feira, janeiro 06, 2014

Resumo 2013

 Curioso avaliar como 2013 foi um ano relativamente vão em termos de corrida para mim, ainda mais se comparado a 2012, não somente em quantidade de km rodados como também em ritmo.
Fiz apenas uma prova e os treinos quando pareciam engrenar esbarravam em alguma coisa que o emperrava.


( Resumo 2013 - Nike+)

Experimentei quebras em treinos ( seja pelo sol, seja alguma dor inesperada ), dificuldade com agenda mas a verdade é que apesar disso tudo, não vou enxergar como um motor perdendo a força e sim que ao menos não deixei a peteca cair.
Difícil fazer um prognóstico do ano mas obviamente meu objetivo é duplicar a quantidade de km rodado e voltar a rodar 10 km abaixo de 5min km e 21 abaixo de 5:20 .
O mais curioso é olhar a imagem abaixo e constatar que a maioria das minhas corridas foram em esteira, coisa que eu odiava quando comecei a correr.
( Resumo 2013 - Nike+)

Foi o ano também que o meu Nike SportWatch quebrou por uma falha no projeto deles que permitia infiltração de suor e oxidou o produto, voltei ao Polar usando o ótimo RC3 GPS.

Óbvio que para 2014 espero dobrar esses números, recuperar ritmo, voltar a correr mais provas, enfim, vamos ver !
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