Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: E-Reader Kobo

sábado, agosto 24, 2013

E-Reader Kobo

Este é um blog de corrida mas como o autor é um geek, vou falar do review do Kobo.


Na época do lançamento eu trabalhava na Livraria Cultura ( empresa que o lançou com exclusividade no Brasil ), então comprei um, em termos de economia não era um bom negócio pois como funcionário tinha 40% de desconto nos livros físicos e 0% nos virtuais mas mesmo assim o Kobo mudou minha experiência de leitura.

Estava com uma média de um livro a cada 3 meses, apesar de gostar de ler não nego que sentia preguiça ao ver livros grossos, sem falar que carregar um peso a mais também era complicado, como sou um apaixonado por tecnologia também sentia falta de algo mais tecnológico.

Optei pelo Kobo Touch ( na época o Glo não havia sido lançado ), cabe no bolso da calça e não ocupa grande espaço na mochila.

De primeira me apaixonei, ao clicar em qualquer palavra ele abre o dicionário ( que pode ser utilizado em diversos idiomas ), se eu gostei de um trecho basta selecioná-lo e posso:

- “ Sublinha-lo “ para futuras consultas;
- Fazer anotações;
- Compartilhar no Face.

Ademais ele tem algumas funcionalidades como o “ Reading Life “ , que faz suas estatísticas de leitura ( % de livros lidos da sua biblioteca, % lido do livro atual etc ).

Quem usa o foursquare vai ver a versão Kobo para as Badges, sim existem alguns “ prêmios “ em forma de selo que você ganha quando você atinge algumas metas.

Para quem gosta, é possível deixar a opção “ Compartilhamento “ ativada e ele posta no face todo livro que você inicia e finaliza( o lado ruím é quando você lê livros " queima-filmes " ).

No software para Desktop ele também cria grupos de discussões nos trechos sublinhados, ou seja, se alguém sublinhou o mesmo trecho que você, é possível discutir o mesmo trecho com diversos leitores.

A tecnologia usada é o “ E-ink “ que é uma espécie de tinta eletrônica, então a sensação é a de que realmente estamos lendo diretamento do papel, essa tecnologia não cansa os olhos assim como outros gadgets ( tablets, mobiles etc ).

Você pode configurar o tamanho das letras, zoom e demais opções de leitura.

A bateria dura bastante, cerca de duas a três semanas se você não sincronizar muito o Wi-fi, aliás, ele usa apenas Wifi e não 3G/4G ( acho desnecessário usar dados móveis para este tipo de aparelho, afinal pode parelhar seu celular para o Kobo baixar ou sincronizar na rede).

Os formatos lidos são o ePub ( principal ), PDF e texto.

O ePub é o principal formato, pois permite baixar livros de diversas lojas diferentes ( Google, Kobo etc ), uso dos dicionários, anotações e demais funcionalidades.

Falando em Kindle, nunca testei o mesmo mas tenho uma preferência pelo Kobo justamente pelo ePub.


O Kindle usa um formato Amazon e PDF, logo, você só pode adquirir livros da Amazon, o Kobo permite que você adquira da lojas deles (em parceria com a Cultura ), do Google Books e qualquer outro lugar que venda o ePub, resumindo, o Kobo é universal o Kindle apenas Amazon.

Único ponto negativo que devo mencionar é que os valores dos ebooks ainda são salgados, pouca diferença em relação ao livro físico, um absurdo levando em conta que não tem impressão de papel, custos com logística etc ( o que acaba estimulando a pirataria )no entanto vira e mexe a Kobo lança boas promoções, eu mesmo comprei recentemente o aclamado “ 1822 “ por R$ 10,00 , um mês atrás estava mais de R$ 20,00.

Eu aprovei, minha média de leitura reduziu de 3 meses para 3 semanas.

Um comentário:

Joice disse...

Excelente aquisição!

Eu também tenho um Kobo, só que é o Glo. Amo muito e ganhei de presente, que acredito ser um dos melhores que ganhei em anos. Sou viciada em leitura e só em pensar que posso levar meus livros favoritos de uma vez num leitor me deixa satisfeita.

O Kobo é imbatível, pode ler vários formatos que o Kindle não lê não tem preço.

Abraços.

Google+