Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: NikeFuel - Do que se trata ?

quinta-feira, janeiro 03, 2013

NikeFuel - Do que se trata ?


Quem usa Nike+ reparou que ao sincronizar suas corridas alguns pontos chamados “ NikeFuel “ são adicionados no menu principal.

Mas afinal de contas, do que se trata esse tal NikeFuel ?




A Nike lançou em 2012 uma pulseira que promete  monitorar todos seus movimentos, seja quantidade de passos ou até mesmo movimento dos braços (contem 3 acelerômetros, aparelhos que medem os movimentos do braço nas 3 dimensões), sendo assim é possível ter um balanço do gasto energético que você teve durante o dia.

Funciona mais ou menos assim:  Os níveis de atividades equivalem a um numero de pontos que precisa ser alcançado durante o dia.
Níveis de Pontos: 2.500 pontos para um dia normal 3.000 pontos quando o dia inclui exercícios moderados 4.000 para um dia de exercícios físicos intenso, como uma corrida longa, jogar futebol etc.

Conforme você vai alcançando a meta diária a pulseira exibe um LED colorido. Vermelho quando ainda está longe de chegar ao objetivo final, Amarelo quando está próximo e Verde quando os pontos foram alcançados.

A contagem de pontos da pulseira da Nike Fuel Band dura  um dia e vale para qualquer tipo de atividade, quando chega meia noite a  é zerada e só volta a monitorar no outro dia quando você acorda e começa a se movimentar novamente.

Todas as informações da pulseira podem ser acompanhadas pelo usuário no PC ou no celular. Para transferir conteúdo para os dispositivos móveis, é preciso baixar o aplicativo Nike Fuel Band e sincronizar por meio do bluetooth. No computador, o usuário tem que plugar o dispositivo na entrada USB e ele passa os dados para o software.

Depois que todos os dados são transferidos, é possível ver gráficos com a intensidade da atividade física e a quantidade de pontuação obtida. Também dá para acompanhar as calorias (os dados não são precisos, na verdade trata-se de uma estimativa do software) gastas e os passos dados durante o dia de exercício.

As informações são importantes para quem gosta de acompanhar os resultados das atividades físicas. Com ele, o usuário é capaz de ver se está evoluindo, quanto tempo leva para bater a meta e se a corrida (ou qualquer outro esporte praticado) está condizente com as metas preestabelecidas. Os dados também podem ser compartilhados nas redes sociais, que, além do exibicionismo, podem ajudar profissionais da educação física a acompanharem o treino dos alunos a distância.

No meu caso não vejo muito sentido mas para quem está iniciando uma atividade física acho válido principalmente pelo estímulo.



Nenhum comentário:

Google+