Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: Review Nike SportWatch GPS

terça-feira, julho 12, 2011

Review Nike SportWatch GPS

Fala Galera, este review foi realizado em um treino outdoor, portanto, usando o sinal GPS e não o sensor, posteriormente vou abordar o uso indoor com o sensor.

Bom, primeiramente, assim que você pluga o SportWatch no PC, ele abre o software do dispositivo, te obriga a fazer login no sistema para puxar suas informações pessoais ( nome, data nascimento etc), após isso você configura também pelo software : unidade de medida ( Km ou Milha ), seu peso, preferências de dados na tela e pronto, você está pronto para sua primeira corrida.

Assim que você liga o SportWatch e seleciona Run, ele pede para você " linkar " com :

- Sensor (em caso de corrida indoor ou em locais sem sinal GPS );
- Sensor Polar WearLink.

Dispositivos linkados, agora é hora dele localizar os sinais GPS, isso feito, pronto, basta apertar o botão verde e começar sua corrida.

Antes disso, é importante ressaltar até para comparação, alguns detalhes, no meu falecido Garmin Forerunner 405 era possível você configurar até 3 dados na tela ( exemplo: Tempo, Heart Rate e Pace ou qualquer outra desejada ), também era possível personalizar até 03 telas, obviamente cada tela com 03 opções de dados, sendo assim, de acordo com sua necessidade, você girava as telas para visualizar as informações desejadas ou até mesmo selecionar para as telas ficarem girando automáticamente. No SportWatch, não temos isso, você configura uma informação principal ( que é a que fica grande na tela ) e na parte superior fica em um tamanho menor ( porém muito bem visivel ) as demais informações, basta apertar o botão para a informação menor mudar até aparecer a informação desejada.

Outra coisa importante destacar, é que, de acordo com a imagem abaixo, se você seleciona " Auto Laps " ( a cada 1 Km por exemplo ) ou " Intervals " , a informação selecionada fica automaticamente como a informação grande principal no display do relógio.

(Software )

No meu caso, selecionei Auto Laps e configurei para marcar a cada 1 KM e rodava os demais dados de acordo com minhas necessidades.

Uma funcionalidade, que ainda não tem no SportWatch ( talvez no futuro, com alguma nova firmware ) é o Virtual Partner que o Garmin usa e usa muito bem.

Resumindo essa comparação, ele oferece apenas o básico desse tipo de relógio, deixando diversas funcionalidades que o Garmin tem de fora, porém, acredito que a simplicidade é um ponto positivo do SportWatch pois é simples e intuitivo, em um ano e meio de Garmin Forerunner 405 nunca usei algumas funcionalidades, portanto, não acho que isso diminui o SportWatch perante o Garmin.

Ademais, o design é bonito, a visualização achei melhor que a do Garmin, você bate o olho e identifica rapidamente o que está acontecendo devido ao bom layout dos números, a luz noturna é perfeita.

Conforme mencionei acima, escolhi o autolap, o bacana era o resuminho que ele mostra a cada KM percorrido, voltando rapidamente a tela principal.

Outra coisa bacana, assim que você finaliza o treino, ele manda uma mensagem de parabéns e caso tenha batido algum recorde ele já mostra o recorde batido e te parabeniza, outra coisa legal, é que ao finalizar o treino, você não precisa ir no histórico, ele fica repetindo o resumo do treino volta a volta até você sair da tela.

Enfim, minha avaliação final é super positiva, valeu muito a pena minha compra, repito, tem menos funcionalidades que o Garmin mas no meu caso não saio perdendo, sem falar que com as informações do SportWatch, continuo alimentando meu histórico na comunidade Nike+, do qual uso desde o final de 2007.

Ao sincronizar a corrida com o Nike+, obviamente tem novidades em relação a quem usava o Ipod, veja as telas abaixo.







Uso Indoor (Esteiras ou lugares sem sinal GPS )

Bem galera, para quem já é usuário Nike+ das antigas, ou seja, quando começou com o Ipod Nano segunda geração, vocês se recordam que era necessário calibrar o sensor e que mesmo assim dava umas diferenças, correto ?
Pois bem, no Ipod Nano 6º geração, tem uma nova funcionalidade, ele permite que ao final da corrida (caso estivesse muito divergente a informação gravada da informação real), você ajuste a distância real no próprio Ipod, sendo assim, você correu 12 KM e o Ipod registrou 11KM, você podia ajustar no Ipod antes de enviar os dados ao Nike+, assim você não prejudicava seu histórico e análises.
Eu tinha esperança que o SportWatch tivesse essa funcionalidade, infelizmente ele não tem, eu corri ontem 8,5 KM em 40 min na esteira e o SportWatch registrou apenas 7KM, não tive como ajustar e la foi minha média de KM por min se elevar no Nike+.
Porém, não achei também uma forma de calibrá-lo manualmente, pesquisei na internet e vi o seguinte texto :
" The Nike+ Sensor is calibrated automatically using GPS. In order to calibrate your shoe sensor, you'll need to run outside for at least half a mile, where there is a strong GPS signal.
The Nike+ SportWatch GPS uses the latest GPS technology powered by TomTom, which means it is extremely accurate. ".
Sendo assim, o GPS calibra o sensor automaticamente, infelizmente quando corri a primeira vez com o GPS , deixei o sensor desabilitado, por isso o mesmo não foi calibrado, assim que eu fizer a nova calibração e posteriormente o novo teste indoor, postarei aqui minhas conclusões.

Isso ai galera, se aparecer alguma novidade ou mesmo defeito com o uso, vou postando por aqui, mas neste momento, recomendo este Gadget.

Até a próxima.

17 comentários:

Rick Runner disse...

Recebi a seguinte pergunta de um leitor :

" MARCUS VINICIUS deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Nike+ GPS SportWatch":

OLA,
ESTOU QUERENDO ADIQUIRIR UM FREQUENCIMETRO, POREM A MUITO TEMPO ESTOU TENTANDO COMPRAR O POLAR AXN 300 AMARELO (SEMPRE FOI UM SONHO DE CONSUMO). SÓ QUE A MAIS OU MENOS UMA SEMANA VI O SPORTWATC DA NIKE E ME APAIXONEI PELO PRODUTO.
BOM, GOSTARIA DE SABER, NA SUA OPINIÃO, QUAL SERIA A MELHOR PEDIDA. SEI QUE AXN 300, É ANTIGO.
SÓ ESTOU MEIO RECEIOSO COM UMA COISA: LI EM ALGUNS FORUNS RECLAMAÇÕES DE ALGUNS PRODUTOS DA NIKE COMO O A PULSEIRA SPORTBAND E INCLUSIVE O RELOGIO SPORTWATCH.
BEM, AGUARDO SUA RESPOSTA PARA CONSEGUIR DECIDIR O QUE FAZER. OBRIGADO E UM ABRAÇO. "

Rick Runner disse...

Marcus, eu gosto muito da Polar, em termos de monitoramento cardiaco, ela é impecável, afinal, é a pioneira.

No entanto, em termos de GPS, por algum motivo que realmente desconheço,a Polar insiste em fazer um dispositivo a parte, ou seja, além do relógio, você tem que comprar o GPS e colocá-lo no Tênis, isso eu acho um saco, afinal, Garmin e SportWatch vem com o GPS imbutido dentro do relógio.

O produto que você quer comprar, nem sei se e´compativel com o GPS, se não for, acho que já nem vale a pena.

Sua dúvida em relação aos produtos da Nike, bem, a primeira versão do sportband realmente era um lixo, o meu apodreceu em uma garoa que peguei, porém, aparentemente, a Nike fez as melhorias e o problema foi ajustado.

No SportWatch, a pulseira é semelhante ao meu Polar RS 400, no entanto, tenho a pouco tempo, então não posso dizer se vai dar problemas ou não.

De resto, minha recomendação fica no Post em si,recomendo e muito e repito, só pelo fato de continuar participando da comunidade Nike+ ( www.nikeplus.com ) já faz valer e muito a pena.

Abraço e espero que escolha o melhor modelo para você.

MARCUS VINICIUS disse...

car, valeu grandão pelas informações e pela atenção. acho que é o bastante para eu comprar o sportwatch. outra pergunta é se ele vem com a cinta da polar, e o pedometro.
e caso eu o compre, é desnecessário comprar a pulseir sportbband?
valeu mesmo mais uma vez. um abraço

Rick Runner disse...

Então Marcão, a cinta da Polar é vendida separadamente, eu já tinha pois usava um Polar RS400 mas você encontra no site da www.proximus.com.br, fique atento ao simbolo, deve ter o simbolo do Nike+.

O sensor ( pedometro ) ele vem com o SportWatch e sim, não tem pq usar o SportWatch mais o Sportband, uma vez que o SportWatch também deixa usar o sensor para corridas quando o GPS não tiver disponível.

Rick Runner disse...

Pergunta do Marcus em outro Post:

MARCUS VINICIUS deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Nike+ GPS SportWatch":

rick, mais uma coisa, quero presentear minha noiva com kit nike+ ou um pedometro. posso dar apenas o pedometro pra ela ou preciso comprar, por exemplo, a pulseira sportband? ela não tem ipod. o que faço? valeu.

Rick Runner disse...

Se vocÊ comprar o Kit, ela precisa apenas de um Ipod Nano ou Ipod Touch.
Agora, se você comprar o Sportband pra ela, pelo que me recordo , ele vem com um sensor ( pedometro ).

Mas lembrando, o Ipod Nano é avariado com leves gotas de suor...

zemaurojr disse...

Cara, muito bom seu post... uso a sportband há 1 ano e meio... e já encomendei meu GPS Sportwatch, mesmo com todo mundo me dizendo para comprar o Garmin 405... vamos ver... tomara que não me arrependa... me adicona no NIKE+ Zemauro-PPrudente
ABraços, Valeu!

Rick Runner disse...

Po Zé Mauro, valeu cara !
Vc vai gostar do SportWatch, eu tinha o garmin mas o mesmo foi comido pela minha cachorra..rs..o Garmin tem mais funcionalidades porém eu mesmo nunca usei boa parte das mesmas... O SportWatch é um tesão !
Vou te adicionar no nike+.
Abs

Thomas disse...

Olá Rick Runner beleza?

Eu uso um polar, não me recordo o modelo e acabou de chegar meu Sportwatch.

Eu dei mole e achei que não precisava de sensor, acabei não comprando nenhum.

Todavia, tenho o sensor desse polar que uso, mas tenho certeza que não tem escrito Nike+ nele. Eu conseguiria usar?

Rick Runner disse...

Putz Thomas..infelizmente não... por mais que seja o wearlink etc... Tem que ser o que tem o selinho nike+...

veja :
http://proximus.com.br/detalhes-prod-polar.php?prod_polar=001476

Abs

Stefens disse...

Olá Rick!!!!
Tinhas colocado no outro post sobre o sportwatch que o sensor que utilizava é compatível com ele, então onde eu poderia adquirir o sportwatch?

Rick Runner disse...

Sim, ele usa o sensor do Nike+ normal (o mesmo do ipod e sportband), mas isso apenas para corridas que não dê para usar o sinal GPS, tipo esteira.

Então, a NikeBR já era pra ter trazido aqui pro Brasil mas não trouxe ainda.
O meu,eu comprei no Ebay...tem mta gente fazendo o mesmo ou pedindo para amigos q estejam nos EUA.
Abs

Felipe disse...

Olá amigo,

Estou pensando em comprar esse relógio. Como é feita a sincronia dele com o computador?

Você sabe dizer se ele tem alguma forma de interação com o Nike+ GPS do iPhone?

Rick Runner disse...

Felipe, a sincronia é via USB com software da Nike.
Aliás, estou vendendo o meu, se tiver interesse, me mande teu email.
Abs

Marcelo Fuzaro disse...

Caro Rick: tudo certo por aqui, relógio sportwatch, sensor, cinta de freq cardiaca, mas com um detalhe. Qdo eu começo a correr ou andar, o sensor desliga após 5 minutos ou 5.8 km. já fiz de tudo. A nike tem me orientado, mas até agora, nada. Qdo isso ocorre, eu tenho que encerrar a corrida, manusear o relógio e passar o shoe pod para on. Qdo ele para de piscar no relógio, é só ir lá e está off. A nike pediu-me hoje que reset o sensor do tenis. É minha última tentativa. Vc teria alguma sugestão? Lembrando que tenho dois sensores e acontece com os dois. Fraterno abraço. Marcelo Fuzaro

ultrarobitt disse...

Ai galera, queria registrar que tenho um Nike GPS e depois de um mes de uso, o PC nao o reconhece mais.
A memoir esta cheia e nao consigo mais usa-lo.
Entrei em alguns foruns e parece que o problem e bem frequente. To esperando uma solucao da Nike.
Boa sorte a todos. Ronei

Unknown disse...

Ganhei um Nike + SportWatch GPS by TomTom e no dia 27/09/2011 comprei na loja da Nike uma cinta da Polar para usar com o relógio.
Agora o relogio não conecta mais com o computador via USB. Mandei um e-mail para a Nike onde ele pedem a NF. como ganhei de presente não tenho a NF somente o Manual+Caixa+adesivos e o Manual da Polar mais NF da cinta comprado na loja da Nike em Campinas.
Falei no site da Nike e fui informado que preciso da NF. Quem me deu o presente não tem mais a nota. Agora estou muito insatisfeito com a Nike. um produto que apresenta um vicio oculto. A internet esta cheia de relatos que esse relógio é uma "bomba" e a Nike fica cheia de burocracia para resolver os poroblemas dos consumidores.

Alem disso: Acabei de Falar no SAC da Nike com a Patricia (gravei a ligação) mostrei a ela outra ligação gravada da Assistencia Autorizada da Nike (Watchbox) informando que não conserta o relógio. Ela me disse que o relogio mesmo comprado no Brasil tem garantia de um ano. Se passar um ano e um dia o relogio fica sem assistencia tecnica oficial da Nike do Brasil. Uma vergonha !!!!

Google+