Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: Correr na esteira : Prós e contras

terça-feira, junho 10, 2008

Correr na esteira : Prós e contras

A corrida em esteiras tem-se tornado um assunto controverso, deixando muitos atletas confusos. Afinal, vale a pena treinar na esteira? É muito diferente do treino na rua? Depois de muitos anos acompanhando atletas que usam a esteira, minha opinião é que esse trabalho pode ser muito benéfico, em alguns casos até substituindo os treinos ao ar livre.

Os movimentos na rua e na esteira são fundamentalmente diferentes. Na rua, as pernas criam forças propulsoras que aceleram o centro de sua massa e o “lançam” à frente. Esse centro de massa é desacelerado durante a recuperação de cada passada.

Assim, o centro de massa é acelerado e desacelerado continuamente. Na esteira, o centro de massa fica estático e o piso “desaparece”, movendo as pernas do corredor para trás do corpo. O atleta então tem de mover a perna de apoio de volta à frente do corpo, reposicionando-a para manter o centro de massa estável. Com isso, o corredor acaba dando pequenos saltos ao invés de empurrar seu corpo à frente a partir do pé de trás, como em uma corrida na rua. O movimento da esteira também faz com que a parte da frente dos pés entre em contato com o piso mais rápido do que na rua.

Porém, com alguns cuidados, correr na esteira traz mais vantagens que desvantagens (veja abaixo) e pode ajudar corredores de todos os níveis a melhorar seus desempenhos e a treinar mais assiduamente. Além de permitir alguns momentos à frente da televisão ou lendo, sem nenhuma culpa...

Vantagens
Facilita a avaliação e a correção da mecânica de corrida. Você ou seu técnico poderão observar como está sua passada, sua pisada, assim como seus limiares, ritmos e outras variáveis que seriam difíceis de se medir em uma corrida ao ar livre.

A esteira “dribla” os imprevistos meteorológicos e previne contra assaltos em corridas solitárias à noite.

É o aparelho que mais queima calorias (se comparado com bicicletas estácionarias, escadas e aparelhos de remo), segundo um estudo recente do Journal of the American Medical Association.

Oferece melhor amortecimento do impacto de cada passada, comparado ao treino na rua;
Possibilita constante monitoramento do ritmo, ajudando na percepção e manutenção do passo;

Facilita entender a relação freqüência cardíaca x velocidade, já que ambos são medidos e mostrados em tempo real, durante todo o exercício;

Uma sessão de esteira bem montada e bem executada pode ter mais qualidade do que na rua, já que o corredor pode variar a velocidade e a intensidade do exercício de forma mais precisa, obtendo um treino mais objetivo e científico;

A esteira exige mais concentração no movimento do que quando se trota no parque, batendo papo com os amigos. Esse foco na forma acaba se transferindo para a corrida na rua. Aliás, a grande maioria dos benefícios do trabalho na esteira acaba se transportando para a corrida ao ar livre, qualquer que seja o seu nível de treinamento.

Desvantagens:
• A temperatura em ambientes fechados geralmente é mais alta do que ao ar livre, e a falta de vento vai fazer você transpirar mais, perdendo mais líquidos.
• Um dos fatores que mais pesam na dificuldade de correr ao ar livre é a resistência do vento. Como essa resistência não existe na esteira, convém sempre aumentar um grau de inclinação ou alguns quilômetros na velocidade para igualar a intensidade entre os ambientes.

Cuidados:
• Assegure-se de dispor de uma boa esteira (boa largura e amortecimento), instalada em local com boa ventilação de ar.
• Ao correr na esteira pela primeira vez, não se assuste se sentir-se um pouco sem coordenação, com movimentos pouco naturais. Comece andando, até se sentir mais confortável com o sentimento do seu pé sendo puxado para trás pela esteira.
• Só use as barras de apoio quando começar andar e esqueça-as quando começar a correr. Resista à tentação de correr se apoiando com as mãos nas barras da esteira, seja qual for a inclinação. Lembre-se que na rua você não tem onde se apoiar.
• Olhe para o painel da esteira até se sentir a vontade para olhar à frente. Alterne até conseguir olhar em volta e eventualmente você irá fazer sua sessão inteira assistindo televisão ou conversando. Evite olhar para seus pés ou os pés de outras pessoas em esteiras a seu lado.
• Não deixe de se hidratar bem antes, durante e depois do exercício. Ventiladores ajudam muito.
• Corra ereto e balance seus braços como se estivesse correndo na rua. Deixe os ombros relaxados.
• Tente fazer com que seu pé entre em contato com a esteira ligeiramente abaixo da metade de trás de sua sola e role para frente, para a “bola” do pé.
• Ao sair da esteira é normal sentir-se um pouco desorientado por alguns minutos. Use esse tempo para alongar-se e aclimatar seu corpo de volta a “terra firme”.

REVISTA O2 - EDIÇÃO 07

15 comentários:

Flá Absolut disse...

Seu blog é bem digamos... completo, e de uma cera forma falando de seu dia dia. Eu gosto de blog assim

parabéns

Marcos Rossato disse...

Blog interessante... quem sabe eu nao me animo e comesso tambem a fazer exercicios rsrs.

Neto disse...

gosto de esteira

msa prefiro a rua.


Acessa:

http://netolol.blogspot.com/

Aléxia Andrade disse...

parabéns pelo blog (:

danisiinha disse...

realmente antes de qualquer exercicio precisamos nos ceritficar de todos os pros e contras.... de qual forma mais adequada para iniciantes e tal...legal!

www.daniilopes.blogspot.com

Neto disse...

parabens de novo pelo blog !


acessa:

http://netolol.blogspot.com

simple_chi! disse...

Poxa, bem legal seu blog, apesar de os assuntos nao me interessarem muito, parabens! ;DD

Everaldo Ygor disse...

Olá...
Um bom blog por aqui...
É preciso sempre uma avaliação para uma boa série...
Abraços
Everaldo Ygor

http://outrasandancas.blogspot.com/

UNDERGROUND. disse...

Esteira lá em casa virou cabide a muito tempo..heheheheheheh..Exercicios ao ar livre é bem melhor.


flw!

Tiago Mendes disse...

Hum... faço esteira, mas diante de tudo aí exposto, continuo preferindo uma boa corrida ao ar livre: não sou atleta e só busco qualidade de vida! hehe

Atée!!! [comaprece lá no meu blog!]

Roland Deschain disse...

Odeio correr em esteiras, dá desânimo e parece que o tempo não passa, sou muito mais correr ao ar livre.

Abraço! Boas Dicas!

cartasdeumpseudo disse...

acho que só existe pros em correr
faz bem para saude,auto estima tudo de bom!

beijao

Net Esportes disse...

Quando eu treinava eu me arrisquei na esteira uma vez porque tava chovendo e tal........ foi a primeira e última !!!!

http://netesporte.blogspot.com/

Natália disse...

legal seu blog...diferente dos que costumo ver por ai..as informações são ótimas..eu não sabia dessas coisas que você postou não!..valeu pelas informações
_________________
www.atmosferasombria.org

Maximus (dm) disse...

Claro que exercicios é otimo...

Mais deixa eu ser sincero, n so musculoso, enm fico correndo horas e horas na esteira com um som ligado e copos de suco, nem bicicleta essas coisas..

Corro? Corro, rsrs Ando? Ando e muito. Ja é um exercicio.. kkkk

Nada melhor que fazer aquele exercicio de maneira que vc ame.. dshaud simplesmente ando de Skate..
Ai esta meus exercicios favoritos... kkkkk

Feliz Dia dos Namorados...
_________________________________
www.conquistadoresdm.blogspot.com

Google+