Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: Cerveja dá barriga ?

sexta-feira, junho 13, 2008

Cerveja dá barriga ?

A maioria dos esportistas costuma dividir seus treinos com algumas paradas para tomar um choppinho mas a pergunta de sempre é : Cerveja dá barriga ?

A cerveja é uma bebida fermentada que, quando consumida em excesso, leva à formação de gases com conseqüente distenção abdominal, dando origem à famosa, deselegante, protuberante e odiada "barriguinha".

Apesar de ser uma bebida com baixo teor alcoólico -- 1 latinha de cerveja tem em média 6% de álcool e por volta de 130 calorias -- é a bebida eleita pelo brasileiro que por sua vez acaba exagerando na dose e consumindo além da conta.
Uma cervejinha não tira ninguém da linha mas váááárias, sem dúvida, não há abdômen que resista à elegância.

Principalmente quando acompanhada pelos engordurados e "engordativos" petiscos (salaminho, provolone, pastéizinhos, croquetes, amendoins, pistaches, castanhas e outros).

Em contrapartida, tomar cerveja de estômago vazio provoca hipoglicemia (baixas taxas de açúcar no sangue) com sintomas de palidez, tontura, fraqueza e mal estar geral.

Extrapolar no consumo da cervejinha, ou qualquer outra bebida alcoólica, leva nosso corpo a buscar e priorizar mecanismos de desintoxicação para a eliminação do etanol (álcool) com conseqüente prejuízo no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Esse desvio no metabolismo proporciona o acúmulo de energia sob a forma de gordura corporal (barriguinha, barrigona, pneuzinhos e todas as formas "odiadas de gordurinhas").

Cada grama de álcool fornece 7 calorias, quase a quantidade de 1 grama de gordura (9 kcal). Com o agravante que as bebidas alcoólicas não fornecem nenhum nutriente de significativa relevância, apenas energia.

Excesso de energia, sem gasto (haja gasto!!) acumula-se sob a forma de gordura corporal, que nos homens ocorre mais na região abdominal (tipo andróide) e nas mulheres mais na região dos quadris e glúteos (tipo ginecóide). Apesar de também estar presente o tipo andróide nas mulheres.

Hoje, sabe-se que o excesso de gordura na região abdominal, independente do fator estético, tem estreita relação com o aumento de riscos para o desenvolvimento das doenças do coração.

Outro detalhe que merece ser lembrado é que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta a diurese e a desidratação, levando com isso à perda de importantes vitaminas hidrossolúveis (C e Complexo B) e minerais como Cálcio, Zinco e Magnésio.

Então..... pegue leve na "loirinha" porque em excesso ela é a inimiga Número 1 da Saúde e da Boa Forma!!!

15 comentários:

Grilo Pensante disse...

Meu...se vc me visse...juro...juro mesmo que ficaria na dúvida entre a teoria e o meu exemplo

auahuaha xD


Bebo mt cerveja...muiyta mesmo!
agora parei um pouco pq to namorando..rs

mas mew...axo q sou o cara mais magro q já vi na rua..rs..sério...sou magrelão...
sem barriguinha...
só da pra ver minhas costelas...auiahuaha xD
zuera...


mas bela pesquisa e ótimo texto.
bem apurado

meu blog:

http://felipepensador.blogspot.com/

Dantas. disse...

Cara,seu blog eh bem organizado e um verdadeiro incentivo aos sedentários.
Parabéns.Voue star por aqui sempre pegando dicas.\o/

Strider disse...

Cerveja fornece energia? Onde? Só vi fornecer dor de cabeça e mau hálito

Marcelo Leite disse...

odeeio isso
maaas
foi bom a informação
hoje postei sobre a cocacola
outro mal rsrs
abraços

Rodrigo disse...

kkkkkkkkkk cerveja fornece energia sim....depois de bebela ninguem fica parado(só os que caem em buracos oO)

Leonardo luiz lino disse...

da barriga sim!!

>> http://topzet.com

Raquel disse...

Bom eu gosto da cervejinha, mas sei que em exagero... se bem que ultimamente estou trocando pelo vinho... ao menos faz bem para a saúde... hehehehe!!!

LUCAS DE OLIVEIRA disse...

ah não!!!

vou ter q ficar longe da loira?!
só por causa da... barriga?!

Caramba! Isso é uma injustiça contra nós!

Pq em vez de 'inchar' a barriga, não 'enche' nosso bolso?

ashuahs

abçs


Lucas de Oliveira

keroj disse...

Kra vou mandar o link do teu blog pra uma amiga minha ela jura que a barriguinha recem adquirida não tem nada a ver com o vicio novo.rsrsrs

keroj disse...

Kra vou mandar o link do teu blog pra uma amiga minha ela jura que a barriguinha recem adquirida não tem nada a ver com o vicio novo.rsrsrs

keroj disse...

Kra vou mandar o link do teu blog pra uma amiga minha ela jura que a barriguinha recem adquirida não tem nada a ver com o vicio novo.rsrsrs

keroj disse...

Kra vou mandar o link do teu blog pra uma amiga minha ela jura que a barriguinha recem adquirida não tem nada a ver com o vicio novo.rsrsrs

Neto Morais disse...

Eu ate ja sabia disso, mas gostei pq vc informou tecnicamente.
Mas nada melhor que uma cervejinha gelaaaaaaaaaaaaaada.

Seduction disse...

Huahua
Muito legal o post.

eu, pessoalmente, não gosto de cerveja e detesto bêbado. Estar com amigos que bebem socialmente, ainda vai. Agora, quando a pessoa passa dos limites torna-se incoveniente. Apesar de que... quando alguém diz que bebeu até cair, fala até com um brilhinho nos olhos.

E mais, uma pergunta que não que calar: e a habilidade sexual? Afeta?

amandaedalete disse...

que bom que não bebo!

Google+