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sábado, dezembro 29, 2007

Motivação para começar 2008 bem


Estabelecer metas e objetivos nos treinos e nas competições é fundamental para manter a motivação em alta

Por Maurício Pires de Albuquerque*

Por que você se dedica às corridas? Por que você escolheu esta modalidade esportiva? Você está orientado para o sucesso? O que é sucesso para você? A sua motivação vai ajudá-lo a responder a estas perguntas. Mas, o que é motivação?

Motivação é aquilo que nos leva a realizar as coisas que fazemos, é um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, como o treinamento e a competição. Ou seja, para competir bem, é preciso treinar bem. Motivação também é a função dinamizadora do treinamento, da aprendizagem. São os motivos que canalizam as informações percebidas, na direção do comportamento: um bom desempenho nas competições, melhora do condicionamento físico, da disposição diária, auto-expressão, auto-realização, fazer bem feito o que escolheu fazer, pertencer ao grupo de corredores.

Quando estamos chegando ao final de mais um ano, ao final de mais uma temporada, é importante reavaliarmos nossos objetivos e nossas metas para saber se elas foram atingidas, se chegamos perto, se ficamos distante, se temos razões para orgulho ou se é preciso rever as nossas metas. Enfim, saber o que teremos que fazer para a próxima temporada. E a nossa motivação para treinamento e competição é um ponto muito importante a ser revista, repensada, reavaliada e, quem sabe, reajustada para o estabelecimento de novas motivações, pois para uma nova temporada, novas necessidades podem surgir.

O que queremos para nós na próxima temporada? Melhorar o rendimento, manter o mesmo rendimento da última temporada, melhoras técnica, auto-realização, questões estéticas? Ao respondermos a estas questões, estaremos dando um importante passo, pois um bom desempenho esportivo não pode ser sustentado, por muito tempo, à custa de coisas sem peso, sem importância para o atleta, para a pessoa que escolheu ser atleta. Quando as suas reais necessidades são atendidas, supridas, com um bom programa de treinamento, a boa conduta esportiva é cumprida sem esforço.

Converse com seu treinador.

Boas festas, bom 2008, bons treinos e boas corridas!

*Maurício Pires de Albuquerque é Psicólogo Clínico e Esportivo, Professor de Psicologia Esportiva do IEFD/UERJ e Mstrando do PPGP/ IP/UFRJ.

2 comentários:

Rodrigo Lupatini disse...

Desculpe o comentário fora do assunto do post. Mas é que sou novato no Nike + Kit e queria saber se poderia me ajudar.

Devo usar a calibragem normal (padrão) ou não?

E como calibrar? Estipulo uma distancia e corro (em qual velocidade?) até o iPod dizer que atingi a distância estipulada ou corro a distãncia estipulada mas seguindo uma marcação como por exemplo uma pista de corrida.

Poderia me ajudar?

Running Brazil !!!!!!! disse...

Rodrigo.

Faça um teste, corra 5 km e veja se a marcação do ipod foi correta, caso contrário, calibre 1 km correndo em velocidade nem tão rápido nem tão lento, no seu ritmo de metade de corrida.
Abs

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