Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: Fartlek - Você sabe o que significa ?

quinta-feira, novembro 15, 2007

Fartlek - Você sabe o que significa ?

Atualmente, cada vez mais pessoas estão buscando ajuda de treinadores , seja em grupos de empresa ou de amigos que visam melhorar seu rendimento, com isso surgiu alguns novos termos nos treinos, entre eles o Fartlek, mas você sabe o que é ?

Fartlek, o jogo de corrida

por Gilson Brun


O Fartlek é um dos métodos de treinamento contínuo. O termo "fartlek" pode ser interpretado como "jogo de corridas" e vem das palavras suecas "fartlöpning" (correr) e "lek" (brincar).

História

O Fartlek é o método de treinamento contínuo mais antigo que existe, tendo sido criado na década de 30 por Gosse Holmer, na cidade sueca de Bossom. Por sua grande eficiência, é utilizado até os dias de hoje por atletas de várias modalidades.

Entenda um pouco mais sobre o Fartlek

O método consta da superação de percursos com subidas, descidas, planos, trechos com areia, etc. Nos percursos, os atletas devem apresentar variações de ritmos de trabalho, embora a intensidade da corrida varie de acordo com as distâncias e o tempo dos esforços executados.

Nos intervalos entre os esforços, que são determinados conforme com o trabalho, deve-se utilizar estímulos mais leves (trotes e marchas, por exemplo).

Há uma alternância entre corridas rápidas e lentas. Na natação, utiliza-se a alternância de velocidade entre cada tiro, e a recuperação é ativa, ou seja, o atleta continua nadando, mas em um ritmo mais lento.

Utilização

O Fartlek é uma excelente forma de trabalho para quebrar o ritmo do treinamento, sem perder de vista as valências físicas a serem desenvolvidas em cada modalidade.

Inicialmente, foi utilizado por fundistas e meio-fundistas, mas, devido a sua eficácia, passou a fazer parte do treinamento de várias modalidades individuais e coletivas.

Observações

O Fartlek oferece um grande número de opções de trabalho. Assim, surgiu o Fartlek de velocidades. Essa adaptação desse sistema de treinamento utiliza estímulos de velocidade no percurso traçado, com grande diminuição da intensidade de esforço nos intervalos.


Exemplo de treino para corredores:
- Trote suave de 6 a 10 minutos
- 400 metros forte, intercalando com trotes até a recuperação da freqüência cardíaca
- corrida de 1.000 m em ritmo médio
- tiro de 100 m em subida
- trote para voltar à calma

Fartlek de velocidade:
- 15 segundos em velocidade máxima
- 25 segundos em trote bem lento
- 20 segundos de corrida suave
(Repetir essa seqüência 5 vezes.)
- 5 minutos de trote suave para recuperar
- 20 segundos de corrida em máxima velocidade
- 20 segundos de trote bem lento
- 20 segundos de corrida suave
- 5 minutos de trote bem leve para recuperar

Conclusão
O Fartlek é um bom método de treinamento para ser utilizado no meio do seu programa de preparação física. Mas não deve ser adotado como método principal, e sim para quebrar a rotina.


Nenhum comentário:

Google+