Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: Dicas para a primeira prova

quinta-feira, novembro 08, 2007

Dicas para a primeira prova

Fui convidado como colaborador desse site e agradeço desde já a confiança.
Sou corredor amador e gosto de trocar todo tipo de experiência sobre o esporte. Deixo claro que, não sou profissional da área do esporte, nem nada do gênero.

- Esse é um post especial para todos os corredores que estão iniciando nesse esporte maravilhoso!

Seguem dicas para iniciantes que pretendem correr sua primeira prova de rua. Quando corri minha primeira prova, recebi e li dicas que se apresentaram muito úteis.

Alguns tópicos são direcionados à Nike 10K, que se realizará no próximo domingo, dia 11nov07, na USP em São Paulo, SP. Isso, pois é sabido que a Nike, com sua divulgação maciça, atrai um grande número de participantes iniciantes, e infelizmente, alguns despreparados que podem sofrer lesões sérias.

Esses tópicos estão marcados em negrito.

Um dia antes da corrida:

1 - Descansar o máximo possível é fundamental. Controle qualquer tipo de esforço (obviamente nada de treino), fuja do sol, e para aqueles que bebem, NADA de álcool (de preferência, pelo menos uns 2 ou 3 dias antes da prova).

2 - Deixe separada a roupa: tênis (já deixe afixado o chip no cadarço), mp3, short, camiseta, relógio de pulso, boné... enfim, o que for utilizar.

- Só faça na prova o que já se acostumou durante seus treinos: utilize o mesmo tênis amaciado, MP3 com o mesmo som, etc, e aproveite o visual durante a corrida.... tudo isso é fundamental para o bem estar psicológico durante a prova.

3 - Jamais utilize tênis novo em dia de prova – é chance grande de contusões e bolhas.

4 - Faça uma alimentação à base de carboidratos, com muita massa, pão integral, arroz e batata. Saladas cruas sem muito tempero, frutas como banana-prata, pêra, maçã, mamão, são uma boa. O carboidrato da noite anterior será seu combustível na prova da manhã seguinte.

5 - Beba muita água! Através da cor de sua urina é possível verificar se está hidratado.

6 - Antes de dormir, se acalme, procure se preparar mentalmente para a corrida, visualizando-se fazendo uma boa prova. Ansiedade é normal, mas tente controlá-la. DURMA! Descanso também é treino!

Dia da prova e durante a corrida:

1 - Tome um bom café da manhã leve. Busque alimentos aos quais estiver habituado(a). E coma com no mínimo 1 hora de antecedência à largada. Nada de estômago pesado nem em jejum.

2 - Chegue cedo ao local da prova, entre no clima, aqueça bem, coloque na cabeça que vai completar e faça a sua prova. CORRA NO SEU RITMO HABITUAL!

Não se preocupe de jeito nenhum com os outros. Tem todo tipo de maluco que sai "à milhão" e quebra no meio da prova, assim como "aquele-que-parece-que-nunca-correu”, mas é um maratonista utilizando a estrutura da prova pra correr a primeira parte de um treino de uns 30K “de leve”

Corrida é um esporte individual, com respeito coletivo. Cada um na sua, no seu ritmo. É saúde, superação e FELICIDADE!

3– Procure sempre a largada pelo banner (se houver) que marca seu ritmo. O seu tempo de prova é marcado pelo chip em seu tênis. Ou seja, se vc passar pelo pórtico de LARGADA com o tempo no relógio já marcando 20 minutos por exemplo, seu chip será captado como 0 minutos e começará a marcar a partir daí até o pórtico de chegada. De qualquer forma, marque seu tempo em seu relógio de pulso mesmo, pra controlar o ritmo.

4 – Não utilize suplementos alimentares aos quais não estiver acostumado em treino. Sendo direto, pode dar dor de barriga! Carboidrato em Gel, por exemplo. E para provas de até 10K, nem são necessários.

5 – No caso específico da Nike 10K, se trata de uma prova voltada para o incentivo ao esporte. Existe probabilidade muito pequena que você vá fazer um bom tempo. 25 mil pessoas (essa é a previsão da organização) é MUITA gente. Nas edições passadas da Nike, até o km 3 (quando muita gente quebra), a maioria do pessoal só conseguia trotar. Então, corra tranquilo!

6 - Cuidado para não atropelar ninguém (ou ser atropelado...)

7 - Cuidado com os copos de água largados no meio da pista. Nos postos de abastecimento o chão normalmente fica repleto deles

8 - Se resolver andar, vá para a lateral da pista....

Na Nike, aproveite que é uma prova com milhares de iniciantes, caminhe se necessário (isso é muito comum de se ver), mas tenha cuidado. Não force. Não se arrisque a acordar no dia seguinte com uma lesão séria na planta do pé, canela, joelho...

Complete em 1h10min, 1hora30min, corra até onde conseguir (tem gente que vai pra correr 5K por exemplo). Sem stress.

E por fim...

9 – D I V I R T A– S E !!!

SORRIA, HOJE É DIA DE CORRIDA!

Terminar uma prova é algo inexplicável!!! Só quem corre sabe o que é, por mais que se tente MESMO explicar....quando eu cruzo a linha de chegada dá vontade de continuar correndo, tamanha é a euforia que toma conta do corpo!!!! Mesmo depois de tanto esforço!

É uma medalha que você vai guardar com orgulho e se Deus quiser, não será a última... não importa o tempo de prova...

Deixo algumas máximas de corredor:

- O esporte é o playground da Vida!

- Toda corrida começa com o primeiro passo!

- A dor é momentânea, mas a glória é eterna!

- "Claro que é corrida, mas principalmente é Vida! (Dean Kanazes)

Abraços e bons treinos à todos!
BORA CORRER!
Simon

2 comentários:

Marcela Menezes disse...

Beleza de tópico..amei !

Valeu !

Anônimo disse...

Parabéns deu até vontade d ecomeçar a correr rsrs.Fico feliz de ver como vc encontrou seu esporte vamo que vamo.

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