Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: Aquecimento e vias metabólicas de energia

segunda-feira, novembro 26, 2007

Aquecimento e vias metabólicas de energia

Que o aquecimento é importante para prevenis lesões isso a maioria sabe, porém você sabia que o aquecimento pode definir seu ritmo de corrida para mais ou menos desempenho ?
Não vou entrar em detalhes da bioquímica e fisiologia mas basicamente possuímos 2 duas vias metabólicas a Anaeróbia ( sem O2 ) e a Aeróbia ( com O2 ).
A Anaeróbia produz ATP por duas vias, Sistema ATP-CP ( energia rápida, explosão, duração de 10 segundos aproximadamente e como subproduto ácido lático) e a Via Glicolítica ( energia também rápida porém não tão explosiva como o ATP-CP, duração de 2 a 3 minutos e também como subproduto ácido lático ).
A Aeróbia utiliza o Oxigênio para produção de energia utilizando o glicogênio e a gordura ( esta bem lenta, utilizada muito em maratona e ultramaratona ).
Em uma corrida, você utiliza mais de uma via metabólica ao mesmo tempo, porém o ácido lático produzido anaerobicamente causa fadiga e neste momento você aumenta a sua ventilação ( respiração ) para remoção deste ácido lático através da via aerobia e com o aumento da ventilação conseqüentemente o desempenho caí.
Lógico que tudo depende do nível de treinamento do atleta, mas o ideal em corridas curtas como 10K é a utilização do ATP-CP para os Sprint , Anaeróbia controlada (glicolitica) e Aeróbia utilizando Glicogênio.
Voltando ao assunto, quando o atleta faz um aquecimento leve, na hora do exercício ele já ativou uma via aeróbia, ou até anaeróbia de glicogenio, mas quando ele começa a corrida sem aquecimento e saí no famoso " pau " é normal ver este mesmo atleta quebrando ainda nos primeiros Km, pois usou e abusou da via Anaeróbia, produziu muito ácido lático e não conseguiu se recuperar, portanto... vai correr ?? Aqueça levemente por 10 min.
Keep running.

Bibliografia recomendada : Qualquer livro de bioquímica aplicado ao esporte e fisiologia do exercício.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que se produz não é o ácido lático, mas sim Lactato que é o sal deste ácido, e não é a causa da fadiga muscular. O que causa fadiga é a acidez no meio intracelular, quando pH cai.

Google+