Google+ Endorfinando - Paixão por Esportes: Alongar - Antes ou Depois ??

sábado, outubro 13, 2007

Alongar - Antes ou Depois ??


Pois é , alguns leigos vão criticar este post mas me recordo em uma das minha primeiras aulas de atletismo no primeiro ano da faculdade de educação física que o professor querendo justamente discutir sobre paradigmas nos apresentou um artigo científico alegando que alongamento não prevenia lesão nenhuma.
E isso hoje é um fato, o alongamento é ótimo para não encurtar o músculo mas alongar antes do exercício não previne lesão nenhuma na verdade é até besteira pois você corre o risco de relaxar o grupo muscular antes do exercício e essa não é a intenção certamente.

E digo mais, alongar depois do exercício também não é uma boa ( quando se alonga o mesmo grupo muscular treinado anteriormente ), pois o músculo previamente treinado sofre diversas micro-lesões e realizando o alongamento depois você aumenta / causa mais lesões e sentirá mais dor prejudicando a recuperação do mesmo, portanto, de acordo com as atuais pesquisas o ideal é : Treinou peitoral, alonga costas, treinou costas alonga peitoral e por aí vai.

3 comentários:

Dommy disse...

Concordo plenamente, canso de ver as pessaos alongando e esticando antes da corrida, mal sabem elas q isso não da nada...

Anônimo disse...

É... lí algo sobre isso mas é difícil mudar algo do qual estamos acostumados...

Resp. Mel Santos disse...

Sim, estudos já mostram que alongamento não previne lesões, mas NÃO SE DEVE DEIXAR DE ALONGAR.
O que é alongamento?
São exercíciosfísicos com objetivo de manter e/ou desenvolver a flexibilidade.
A integridade do sistema morfo-funcional relacionado com a saúde depende das capacidades de força, resistência aeróbia, flexibilidade e do controle de peso. A flexibilidade é fundamental para facilitar os movimentos nas diversas atividades do dia a dia. O sistema muscular pouco flexível tende a encurtar-se, essa tendência é favorecida pelo processo de envelhecimento, que reduz a capacidade de reter água provocando maior rigidez nas articulações. Além disso, observa-se que músuculos tensos apresentam maior incidência de cãimbras. Também, é normal encontrar homens preocupados em fortalecer principalmente peitoral e ombros, provocando o fechamento das das costelas e rotação das escápulas condicionando uma postura imprópria. Alongamento para os músculos peitorais e o reforço do treino de força dos dorsais (costas) são indispensáveis na prevenção da estabilidade da músculo-articular. É mais fácil previnir o encurtamento dos músculos com exercícios de alongamento do que alongar após o encurtamento muscular crônico. Mas é importante que o treino de flexibilidade seja feito em conjunto do treino de força, pois músculos fracos e somente flexíveis estão mais predispostos a lesões. Já o músculo forte e alongado apresenta maior funcionalidade e menor predisposição a lesões. O alongamento também possibilita condições para o crescimento muscular, quando combinado com o treinamento de força.

Mel Santos
Educadora Física CREF 055115-G/SP

Referência Bibliográfica: ACHOUR JR, A., Bases para o exercícios de alongamento - relacionado com a saúde e no desempenho atlético, Phorte Editora.

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